A data, celebrada mundialmente em centenas de países e cidades há quase uma década, é marcada pela promoção de atividades que fortaleçam a cultura da abertura de dados.
No mundo inteiro, 324 cidades realizaram o Open Data Day em 2019. Realizado pela primeira vez no Recife, o Open Data Day (ou ‘Dia dos Dados Abertos’) na cidade contou com a participação da Controladoria Geral da União (CGU), Secretaria da Controladoria-Geral do Estado (SCGE), Prefeitura do Recife, universidades (UFPE e UFRPE), representantes de iniciativas de controle social que utilizam bases de dados abertos – como o Observatório de Saneamento do Recife (OSAR), além de um público diversificado de servidores, desenvolvedores, designers, advogados, jornalistas, dentre outros. O evento ocorreu no dia 09 de março, no Softex Recife, contando ainda com o patrocínio da empresa Fábrica de Negócios (startup especializada em analytics).
Uma das equipes vencedoras do último hackaton Hacker Cidadão da PCR, o Replant, de hortas urbanas, também esteve presente, além do vereador da Câmara Municipal do Recife, André Régis, que apresentou sua plataforma ‘Raio-X das Escolas’.
- Confira algumas apresentações disponíveis: Data Mangue Report | Observatório de Saneamento do Recife | UFRPE | Movimento de Dados Abertos/Pernambuco Transparente;
- Confira a Programação Final >



〉Saiba mais sobre o evento global: OpenDataDay.Org
〉Mais fotos:
〉Repercussão:

- “Pernambuco desenvolve Portal de Dados Abertos” 11.03.19 | Matéria da Controladoria Geral do Estado sobre o evento;
- “Emprel presente na 1ª Edição do Open Data Day no Recife” 12.03.19 | Boletim de Notícias da Prefeitura do Recife;
- “Recife comemora Dia dos Dados Abertos” 08.03.19 | Matéria da Folha de Pernambuco;
- “Saiba o que aconteceu na primeira rodada do Open Data Day 2019” 12.03.19 | Matéria da Open Knowledge Brasil.