Open Data Day Recife

A data, celebrada mundialmente em centenas de países e cidades há quase uma década, é marcada pela promoção de atividades que fortaleçam a cultura da abertura de dados.

No mundo inteiro, 324 cidades realizaram o Open Data Day em 2019. Realizado pela primeira vez no Recife, o Open Data Day (ou ‘Dia dos Dados Abertos’) na cidade contou com a participação da Controladoria Geral da União (CGU), Secretaria da Controladoria-Geral do Estado (SCGE), Prefeitura do Recife, universidades (UFPE e UFRPE), representantes de iniciativas de controle social que utilizam bases de dados abertos – como o Observatório de Saneamento do Recife (OSAR), além de um público diversificado de servidores, desenvolvedores, designers, advogados, jornalistas, dentre outros. O evento ocorreu no dia 09 de março, no Softex Recife, contando ainda com o patrocínio da empresa Fábrica de Negócios (startup especializada em analytics).

Uma das equipes vencedoras do último hackaton Hacker Cidadão da PCR, o Replant, de hortas urbanas, também esteve presente, além do vereador da Câmara Municipal do Recife, André Régis, que apresentou sua plataforma ‘Raio-X das Escolas’.

  • Confira algumas apresentações disponíveis: Data Mangue Report | Observatório de Saneamento do Recife | UFRPE | Movimento de Dados Abertos/Pernambuco Transparente;
  • Confira a Programação Final >

〉Saiba mais sobre o evento global: OpenDataDay.Org

〉Mais fotos:

〉Repercussão:

> Matérias destacam o Open Data Day em Recife | ONG Open Knowledge Brasil e Blog da Folha PE